domingo, 27 de outubro de 2013

PROP@GACULT * Tempos de aprendizado



Como Deus tem falado comigo ao ler o livro de Jeremias! O livro deste profeta é imensamente rico em detalhes e situações. Nele encontramos, por exemplo, a história do Oleiro (Jr 18). Questões a cerca de conversão, arrependimento, humildade e soberba, justiça própria, falta de conhecimento, desobediência, falsos profetas, entre outros temas são profundamente tratados neste livro. Ao ler, são temas que podem parecer simples e óbvios, mas na prática não funcionam bem assim.

O livro de Jeremias começa com uma linda demonstração de amor. "Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações." (Jr 1.5.) Isso que é convicção de chamado! Acredito que todo crente passe por momentos de escolhas e decisões difíceis. Talvez no âmbito espiritual, familiar, profissional, e até mesmo, ministerial. "Não sei se esse ministério é mesmo pra mim?!?" Buscamos sempre desculpas para fugir de responsabilidades que são nossas! Já imaginou? Se Deus te deu o dom de falar bem em público você poderia ser um evangelista, um pastor, um professor em potencial? Sim, muitas vezes não nos lembramos disso. Há pessoas desistindo de ministérios, carreiras, casamentos, por se acharem "incapazes" de tal coisa.

Calma lá! Mas por que Deus te concedeu esses dons e talentos se Ele mesmo disse que nos conheceu e nos consagrou antes do nosso nascimento? Há uma resposta! Deus não faz nada por acaso! Assim foi com a vida de Jeremias, Deus lhe deu o dom da exortação, ele era um profeta! Dizia obedientemente aquilo que Deus pediu. Ah, e não foi fácil assim não! Jeremias questionava Deus constantemente! (Jr. 10; 12; 14; 20; 32, etc.) Deus não deixava Jeremias sem respostas e sabe por que? Porque Jeremias era sincero diante de Deus. Jeremias (certo ou errado) se queixava diante do Senhor, falava tudo o que sentia. Aprendi algo tremendo com este profeta, a questão de sermos sinceros com Deus! Sim, você é realmente sincero com Deus? Encorajo você a pensar sobre isso. E na sua sinceridade com o Senhor, Jeremias conseguiu respostas que lhe deram forças para cumprir o chamado ao qual lhe fora proposto.

"Se voltares, ó Israel, diz o SENHOR, volta para mim; se removeres as tuas abominações de diante de mim, não mais andarás vagueando." (Jr. 4.1.)

O povo de Israel vagueava no pecado! Jeremias se sentia sozinho, julgado, abandonado, traído por pastores! Mas ainda assim, tinha um coração intercessor (Jr 7), ele clamava por aquele povo, apesar de testemunhar que realmente não mereciam a misericórdia de Deus. Sofria (Jr 8.18-22) com a idolatria do povo de Israel (alguma semelhança com os dias atuais?)!

"Plantaste-os, e eles deitaram raízes; crescem, dão fruto; têm-te nos lábios, mas longe do coração." (Jr 12.2)

Quantos de nós somos testemunhas disso? Pessoas e mais pessoas que se dizem crentes no Senhor Jesus, mas com atitudes provam o contrário? Muitos se acham juízes de sua própria causa, pior ainda, há os que são juízes de qualquer coisa. "Já viu o cabelo, a roupa daquele cantor? Está ridículo!"; ou "Nossa já viu aquele pastor pregar? Nem sabe falar direito." E te deixo uma pergunta: Quem somos nós para julgar, se o próprio Jesus disse que não veio para julgar, mas sim para cumprir a lei?

É tão triste ver a Igreja do Senhor contaminada com a ironia mundana, a soberba e a apostasia! Vejo tantos sites e blogs que se dizem CRISTÃOS criticando e ironizando crentes, como isso é triste. Estão levando o povo de Deus ao pecado. "Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas que entre vós profetizam e vos enchem de vãs esperanças; falam as visões do seu coração, não o que vem da boca do SENHOR." (Jr 23.16.) Sem questionar, muitos crentes têm caído nessa armadilha do diabo, assim como está escrito em Oséias 4.6: "O meu povo está sendo destruído porque lhe falta conhecimento." Onde está a reverência pela palavra de Deus? Onde está o temor pelo Senhor? Temer é diferente de ter medo. Temer é respeito, reverência por quem Deus é!

A ideia não é deixar este post do tamanho de uma epístola, mas sim, despertar sua curiosidade para diversas coisas que Deus nos ensina por meio da palavra! É tempo de buscar uma vida reta e santa diante do Senhor, porque Ele é Santo! Ele busca purificar a Igreja. E para isto, é preciso que tenhamos conhecimento daquilo que Deus nos ensina. Então LEIA A BÍBLIA! Conheça o seu Pai Celestial, o Seu Criador, aquele que tirou o povo da terra do Egito! A Bíblia não é um livro de historinhas bonitinhas, ela é a revelação de Deus por meio do Espírito para nós!

"Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabe."Jeremias 33.3 "

Oro para que essas palavras possam falar ao seu coração, em nome de Jesus.
Até a próxima! 

Elisandra Amâncio

Nenhum comentário:

Postar um comentário